domingo, 10 de maio de 2015

"Nossos cosméticos prejudicam a Natureza e a nós mesmos"

E disse Vinícius de Moraes: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental".
E o que é esta beleza? Não há nada de mal em querer se embelezar, em se sentir bem com seu visual. Porém, as pessoas confundem bem-estar com aparência, e preocupam-se demais em estar bem às vistas dos outros. Devido à este "padrão de beleza" totalmente difundido pela sociedade, compramos mais e mais produtos de beleza, e acreditamos piamente que precisamos deles para ficar bonitas e bonitos. Mas será que precisamos?
Os cabelos das índias não são lisos, lindos, brilhosos e sedosos? E os cabelos das mulheres de tribos africanas também não são lindos, volumosos e definidos?
Pois bem, até a revolução industrial não existiam todos estes produtos, e os poucos que existiam eram feitos de produtos naturais (componestes encontrados naturalmente em plantas e minerais). Porém, hoje a indústrias colocam em seus rótulos imagens de sementes, de frutas, de ervas variadas, como se esses ingredientes fossem os principais daquele produto específico, mas quando se olha os ingredientes o que vemos é outra coisa...

Os xampus, condicionadores, hidratantes, sabonetes, desodorantes e todos os outros produtos que costumamos usar diariamente vêm impregnados de substâncias químicas e tóxicas com diversas suspeitas de causarem câncer. Veja este trecho publicado na Revista Galileu com relação à estes produtos:

"Muitos dos ingredientes dos potinhos "milagrosos" são agentes cancerígenos já conhecidos pela ciência. Outros ainda não foram avaliados por pesquisas independentes e a pior parte é que o FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de produtos nos Estados Unidos) tem pouco poder para intervir e cobrar mais testes de segurança das empresas.
Então o que você lê nos rótulos e propagandas como "acaba com a celulite em 3 meses, cabelos 80% mais hidratados, efeito Botox…" é apenas uma constatação das empresas que fabricam esses produtos, baseados em testes que elas mesmas realizaram.
E mais, muitos desses ingredientes perigosos nem aparecem nos rótulos porque são subprodutos ou estão escondidos pelos misteriosos apelidos: fragrância, perfume e aroma – misturas secretas e protegidas por lei que, segundo o Instituto de Pesquisa de Fragrância (RIFM), podem ser realizadas com cerca de 2.300 ingredientes." Leia na íntegra

Essa é apenas uma das muitas suspeitas de intoxicação que esses produtos podem estar causando lentamente em nossos organismos, há muitos estudos apontando diversos outros problemas que passam até para os bebês pelo leite materno. Pois é, o tratamento químico que você fez no seu cabelo pode levar toxinas à seu bebê durante a amamentação.
Além dos problemas de saúde humana, todas essas toxinas ao serem enxaguadas durante o banho, vão para os rios e oceanos, causando grande dano à Natureza, intoxicando as águas, o ar, o solo, os animais e as plantas.

Diante disto, qual a solução? O que podemos fazer para parar de contribuir com esta engrenagem de toxinas que percorre todo o planeta?

Bom, é importante ressaltar que a mudança é uma revolução interior. Primeiro devemos nos compreender como seres integrantes da Natureza e totalmente dependes dela para sobreviver, desta forma, é mais do que obrigação cuidar Dela, pois cuidando Dela cuidamos de nós mesmos. Segundo, devemos mudar os conceitos que estão incrustados na nossa mente, tirar todo esse padrão que alguém criou e fez que acreditássemos que precisamos das coisas que temos nos supermercados...
Terceiro, buscar novas alternativas. Alternativas limpas, que não agridam ao meio ambiente e nem a nós. Aprendendo que há muitas possibilidades de cuidarmos do nosso corpo e da nossa beleza e higiene sem precisar destes produtos industrializados. 

Vamos passar aqui algumas receitas que usamos, mas ates, para se aprofundar e contextualizar mais ainda sobre a necessidade imediata que temos em abandonar estes produtos, assista a este vídeo que ajuda muito nesta compreensão:




Existem diversas receitas naturais na internet que podem nos auxiliara mudar nossos hábitos e produzir nossos próprios cosméticos. As que postaremos aqui são algumas das quais usamos no nosso dia-a-dia e garantimos que funcionam. Gravei uma matéria com o SBT Brasil para uma série chamada Brasil Sustentável, e lá falamos um pouco das receitas que uso:



RECEITAS COMENTADAS NO VÍDEO

P.S: Reutilizem os resíduos que tiverem nas suas casas, vá testando qual tem o melhor manuseio. Para o xampu e condicionador eu gosto de usar a embalagem de um hidratante que você não precisa abrir tampa, mas sim apenas apertar a ponta que o líquido sai pelo bucal.

XAMPU 

1 medida de Bicabornato de Sódio
4 medidas de água 
Opcional: óleo essencial medicinal (indicados para os cabelos: alecrim, lavanda, melaleuca...)

OBS.: você pode preparar a mistura e guardar numa garrafinha e ir utilizando ou simplesmente preparar durante o banho, levando já um copo com a medida de bicarbonato e enchendo a água com a água quente do próprio chuveiro, é bem prático!

OBS.2: o óleo essencial deve ser usado com atenção, não passando de 2% da mistura. Sugiro 0,5%. Por exemplo, se você for preparar 1 copo de 200 mL, como eu costumo fazer, vai usar então 1mL de óleo essencial. Emoticon smile


OBS.3: Apenas espalhe o xampu, não precisa esfregar, não há espuma. Lembre-se de na sequência, após exaguar, aplicar o condicionador a seguir, para regularizar o pH do cabelo e fechar as cutículas.


CONDICIONADOR

1 copo de Água Filtrada
2 colheres de sopa de Vinagre de Maçã ou de Suco de Limão
OPCIONAL: Um fio de azeite ou colherinha de óleo de coco (para cabelos mais secos)

OBS.: Se seu cabelo for oleoso, não coloque o azeite. Se for MUITO oleoso, pode colocar um pouco mais de bicabornato no seu xampu.


PORQUÊ ESSA COMBINAÇÃO DE BICABORNATO E VINAGRE? POSSO USAR SÓ O BICABORNATO E UM OUTRO CONDICIONADOR?

O ideal é usar essa combinação Se você usar o bicarbonato, você deve usar o vinagre ou o limão. Funciona da seguinte forma: O bicarbonato de sódio tem o pH muito básico (alcalino), então ele age abrindo as escamas dos fios fazendo com que a sujeira se desprenda dos cabelos e escorra quando for enxaguado devido às cargas dos átomos e moléculas. Depois de enxaguado as escamas ainda estarão abertas, então é aí que entra o vinagre. O vinagre e o limão têm o pH ácido, bem abaixo do pH do bicarbonato, então ele fecha as escamas do cabelo, o que promove a  maciez do cabelo. Por isso amos têm de ser usados em conjunto. Emoticon grin


OBS.2: Usar o xampu e condicionador 3 vezes por semana. Não é bom e nem necessário utilizar todos os dias. Depois que passei a usar essa mistura a necessidade de lavar meus cabelos caiu drasticamente, eles ficam bem menos oleosos e limpos e sedosos. 

DESODORANTE

Reutilize uma embalagem convencional de Roll-on da qual você consiga retirar a bolinha. Basta fazer pressão que a bolinha “pula fora” do potinho, então você pode adicionar a mistura do seu desodorante e colocar a bolinha de volta.

INGREDIENTES:
Álcool de Cereais + Água Destilada ou Deionizada
Óleo de Amendoas Doce
Opcional: óleo essencial medicinal (a 0,5% na mistura)

O ideal é que a mistura do álcool fique em 70% álcool e 30% água. Geralmente o álcool de cereais vem a 92,8%, então deve-se fazer um cálculo para ver quanto de água é necessário misturar ao álcool para que ele fique a 70% de concentração. Essa concentração é a ideal para matar bactérias e fungos.

Cálculo: Cf x Vf = Ci x Vi (Concentração final x Volume final = Concentração inicial x Volume inicial)

Se a concentração final que eu quero é 70%, a inicial é 92,8% e o volume final, suponhamos que eu queira fazer 500mL de desodorante, qual é o volume inicial?

Calculando:

70% x 500mL = 92,8% x Vi

35000mL = 92,8Vi

Vi =  35000 / 92,8

Vi = 377mL

Portanto. teremos que misturar 377mL de álcool de cereais (92,8%) em 123mL de água destilada/deionizada para termos álcool 70%!

Simples assim :)

Se quiser melhor a fixação e a hidratação que o desodorante pode ofoerecer, adicione cerca de 10% de óleo de amêndoas doce (neste caso seriam 50mL).

O óleo essencial não deve ultrapassar 0.5%.

OBS.: Se quiser neutro, sem fragrância, basta colocar umas pitadas de bicabornato de sódio ao invés da essência.

OBS.2: O álcool de cereais pode ser encontrado em lojas que vendem matéria prima para quem produz sabonetes e semelhantes. Você pode encontrar a 7 reais, 1 litro. Você provavelmente usará esse litro por uns 10 meses! Então são 10 meses sem precisar produzir resíduo com seu desodorante ou gastar mais dinheiro!


PÓ DENTAL (PASTA DE DENTE)

É um pó, e não uma pasta. Mas age tão eficientemente quanto qualquer pasta dental industrializada. Aliás, age melhor pois não tem flúor.
AH MAS E AGORA? MEUS DENTES PRECISAM DE FLUOR, VOU TER CÁRIE!
Sim, o corpo precisa de flúor, mas nós já temos muito! Há uma legislação que obriga que as águas de abastecimento público e minerais tenham flúor na sua composição. Então nós bebemos água fluoretada diariamente. Acontece que muitos dentistas estão preocupados com os casos de fluorose dentária, que nada mais é do que um problema gerado nos dentes devido ao EXCESSO de flúor! Então não precisamos de tanto flúor, nada em excesso é bom.

INGREDIENTES:
Pó de Juá – 70%
Pó de Menta – 20%
Pó de Canela – 10%

OBS.: Eu costumo usar um potinho de papinha de bebê. Então eu coloco 7 colheres de chá de pó de juá, duas de menta e 1 de canela! O sabor é um pouco amargo durante a escovação, mas depois que você enxágua fica agradável e com sensação de limpeza. 

OBS.2: O Juá é a entrecasca de uma árvore, e é usado por comunidades tradicionais há gerações e essas pessoas praticamente não apresentam cáries e problemas bucais. Há muitos artigos científicos relatando a eficácia do Juá (é antibacteriano, antisséptico, saponáceo...) e ele é usado na formulação de dezenas de cremes dentais. E só para confirmar, eu dentista disse que é ótimo que posso continuar usando. :)


ÓLEO DE COCO

Óleo de coco é vida. Ele é um trunfo! Pode ser usado de diversas formas! Para hidratar os cabelos (embebendo os fios e deixando numa touca por 1 hora ou durante a noite toda), depois é só lavar normalmente (mesmo com a mistura de bicarbonato e vinagre de maçã ;). Ou ode ser usado como reparador de pontas, com os cabelos secos. Cuidado para não usar muito e exagerar. 

Outra função é ser um demaquilante 100% natural que hidrata ao mesmo tempo! Basta usar com papel/algodão!

Use-o também para hidratar a pele (tanto do rosto quanto do corpo), ele tem fatores de rpoteção contra os raios UV, auxiliando também a proteger a pele à exposição ao sol.


Você também pode misturar um pouco com o juá e passar nos dentes eventualmente para clarear os seus dentes.

Existem muitos outros óleos e manteigas vegetais naturais que são ótimos para hidratação da pele e do cabelo, o negócio é ir testando e ir se adequando às melhores opções para você!

Boa sorte nessa nova jornada!

5 comentários:

  1. gratidão pelas dicas, vou fazer o meu agora

    ResponderExcluir
  2. Oi amado!
    Sabonete é mais complexo para se fazer, eu costumo comprar de uma amiga que tem sua marca, chama-se Moma, veja a página do facebook:
    https://www.facebook.com/moma.net.br/?fref=ts

    Mas, vale ressaltar que não há necessidade extrema de se usar sabonete. Minha opinião quanto à isto é muito semelhante à que a Camila escreveu em seu blog, dá uma lida neste post:
    http://www.pensandoaocontrario.com.br/2015/10/como-e-por-que-parar-de-usar-sabonete.html

    Espero ter ajudado! E vamo que vamo, cuidando do planeta e de nós mesmo!
    Abraços e Alegrias!

    ResponderExcluir
  3. Super legais as dicas! Assistindo o vídeo pensei: que legal essa gente que faz a diferença! Parabéns Jessica! Seu exemplo é lindo! Sou feliz por ter te conhecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      Que bom que gostou! Espero ter ajudado de alguma forma.
      Agradeço muito suas palavras e faço delas as minhas, seu trabalho com as cerâmicas é maravilhoso!

      Abraços!!

      Excluir